BREVE HISTÓRICO DO CEAG

CENTRO ESPÍRITA ANJO GABRIEL - BREVE HISTÓRICO

    
Fundado em março de 1942, na residência do casal Alcino Guanabara de Araújo Freitas e Maria Sabino Freitas teve sua denominação sugerida por Alfredo Couto que tinha na figura de Anjo Gabriel seu grande protetor e guia. A organização definitiva ocorreu em 1º de dezembro de 1946 com a criação do primeiro estatuto.
     Em janeiro de 1947 começou a ser providenciada a construção da sede própria na Travessa dos Expedicionários. No dia 1º de fevereiro daquele ano, em mensagem psicografada, o espírito comunicante Firmino Freitas relata que todos os espíritos encarregados da difusão do espiritismo em Muriaé, estavam jubilosos pelo marco da construção da sede própria. No dia 26 do mesmo mês, o espírito João Peres, também em mensagem psicografada concitava aos membros encarnados a praticarem a oratória que seria fundamental para as reuniões na nova sede em construção onde a doutrina espírita deveria ser divulgada de forma mais maciça aos moradores da cidade.
     A sede foi inaugurada no dia 28 de março de 1948 com uma grande festa onde compareceram espíritas de várias cidades de Minas e de outros estados. Nesse dia Alcino Guanabara de Araújo Freitas que desencarnara no dia 17 de outubro de 1947 manifestou-se com emoção em mensagem psicografada em que se dizia imensamente feliz ao contemplar o quadro de união fraterna de corações bem intencionados no cultivo da Divina Seara, dizendo também: “O espiritismo cristão é a voz de Jesus em missão de reajustamento das ovelhas do Pai. Vós, meus queridos, que já gozais da felicidade de enxergar além da matéria, tomai a charrua e dedicai com carinho e perseverança em prol do Bem Infinito.”
    Em 1958 a sede recebeu a primeira ampliação. Na semana de 2 a 9 de setembro de 1973 foi realizada a primeira feira do livro espírita. Em 1988 foi construído o Núcleo Espírita Anjo Gabriel e teve início às obras da Creche Alfredo Couto no bairro Planalto. Em 1994 foi inaugurado o salão do segundo piso na sede e em 18 de março de 1996 foi inaugurada a Creche Alfredo Couto que representou a realização de um grande sonho e o resultado de anos de trabalho e empenho.
 
Dia da inauguração do CEAG, 28 de março de 1948 
Acino Freitas e sua esposa Maria Sabino Freitas