PRESENÇA DE CHICO XAVIER EM MURIAÉ

CHICO XAVIER EM MURIAÉ
O mais famoso médium brasileiro, Francisco Cândido Xavier, esteve várias vezes em Muriaé onde fez grandes amizades entre os espíritas. Todos os anos no início dos anos 40, Chico Xavier vinha à Muriaé a serviço da Secretaria da Agricultura, como funcionário da Fazenda Modelo, vistoriar os animais da Exposição Agropecuária. Nessas ocasiões ele se hospedava na residência do prefeito Candinho de Castro, e à noite visitava a casa do casal Alcino  Guanabara de Araújo Freitas e Maria Sabino Freitas.
Ali naquele lar, participou de reuniões, cultos e psicografou mensagens que infelizmente se encontram no momento em local ignorado. Chico Xavier esteve presente nos casamentos de várias filhas do casal Alcino e Maria Sabino,  sendo inclusive padrinho de um desses enlaces.
Algumas fotografias daquela época:
Sr. Assis, Chico Xavier, Ircema Freitas e Terezinha Assis em 1950

 
Lenine Brum Junqueira Passos, Ircema, Chico Xavier, Sebastião Lasneau e esposa -
03/07/1951


Chico Xavier foi padrinho de casamento de Ircema, filha de Alcino e Maria Sabino com Lenine Passos no ano de 1951. Há uma história muito bonita ligando Chico Xavier a esse casal. Assim como Chico vinha a Muriaé no mês de setembro a serviço na Exposição Agropecuária, também comparecia em Leopoldina no mês de julho pelo mesmo motivo. Nessas ocasiões, dona Maria Sabino ia para a cidade vizinha com as filhas, onde se hospedava na casa de uma parenta a fim de se encontrarem com o amigo médium. Numa dessas visitas, Lenine que já namorava Ircema, acompanhou a família. Seu encontro com Chico Xavier foi tomado de grande emoção, pois o médium de Pedro Leopoldo reconheceu no rapaz um filho seu de uma existência anterior. Iniciava ali uma forte amizade que uniu Chico Xavier ao casal.
Ficaram íntimos e  todos os anos o casal visitava Chico Xavier, inicialmente em Pedro Leopoldo e depois em Uberaba. Chico passou a chamá-los de uma forma toda peculiar, a Lenine de Nandiúzio, e a Ircema de Mãe Sir. Supostamente esses nomes estejam relacionados  a existências passadas de ambos, das quais Chico Xavier tivera conhecimento.
Chico escreveu várias cartas aos amigos Mãe Sir e Nandiúzio, sendo possível que algumas delas ainda existam, talvez sob os cuidados dos descendentes do casal já desencarnado.
Quanto a  Sebastião Lasneau que aparece numa das  fotografias acima, trata-se de um médium da cidade de Barra de Piraí/RJ que vinha com freqüência na  região a fim de participar de encontros espíritas. Nesses encontros costumava receber mediunicamente poesias ditadas pela espiritualidade e que registrava por psicografia, lendo em seguida para a platéia.
Até o momento são essas as informações relacionadas aos contatos de Chico Xavier em Muriaé e região. Novas informações poderão ser acrescentadas à medida que forem surgindo. Caso alguém queira cooperar com algum material, sugestão ou fato ainda não relatado, entre em contato por e-mail ou até mesmo no CEAG. Há alguns anos uma enchente inundou parte da biblioteca do Centro Espírita Anjo Gabriel e lamentavelmente alguns documentos e registros se perderam.